Quero-me livrar das minhas manchas!

December 6, 2018

As manchas são um problema comum que se desencadeiam devido a numerosos factores externos e internos: predisposição genética, radiação solar, processos inflamatórios, alterações hormonais, envelhecimento, exposição a químicos e medicação fotossensibilizante.

 

Existem vários tipos de manchas de acordo com a forma, intensidade, tom, zona de aparecimento e factores desencadeantes:

 

 

melasma é causado por alterações hormonais ou tratamentos anticoncetivos.

 

Localização: bochecha, lábio superior, testa e queixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) trata-se de uma mancha que aparece após processos inflamatórios, como por exemplo, acne, depilação, tratamentos agressivos, etc.

 

É mais comum a incidência deste tipo de mancha em peles escuras.

 

Localização: rosto e corpo.

 

 

 

 

Os lentigos solares e senis são causados por uma excessiva exposição solar pontual ou acumulada, especialmente com a idade (fotoenvelhecimento) nas zonas de maior exposição ao sol.

 

Localização: rosto, costas das mãos e decote.

 

 

 

 

 

 

 

As efélides ou sardas são características das peles claras e de forte componente genético.

 

Localização: rosto e corpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perguntas frequentes:

 

Como posso prevenir o aparecimento de manchas?

Em primeiro lugar deverá recorrer a um profissional com formação em despigmentação para perceber qual é o seu tipo de mancha. Um bom diagnóstico é factor crucial para proceder com as medidas preventivas ou corretivas mais adequadas. Após a realização do diagnóstico, o profissional vai aconselhar qual ou quais os melhores produtos a aplicar para que o seu problema não agrave ou se expanda. 

 

Qual é a melhor época para tratar as minhas manchas?

As manchas intensificam-se no verão, após a exposição solar. O ideal é realizar os tratamentos despigmentantes profissionais corretivos após essa estação, ou seja durante o Outono, Inverno e Primavera.

 

Qual é o melhor tratamento para tratar manchas?

As hiperpigmentações cutâneas são variadas e apresentam diversos factores que podem agravá-las. Em primeiro lugar, é extremamente importante perceber que tipo de mancha apresenta. Não existe um único tratamento standard para todos os tipos de manchas, isso é um mito. Os resultados de excelência estão na combinação de 3 fases distintas: diagnóstico, tratamento, acompanhamento por tratamento domiciliário. 

Sobre o diagnóstico já foi abordada a sua importância. Passemos então para a fase do tratamento: nesta fase é apresentada ao cliente a melhor opção para resolução do seu caso. Podemos falar num único tratamento ou numa combinação de tratamentos, tudo depende da expectativa do cliente e da rapidez que pretende na resolução da sua mancha. Nem todas as manchas permitem uma abordagem rápida, algumas mais profundas e com mais tempo requerem um tratamento específico e articulado. No entanto, existe um factor comum em todos os tratamentos de hiperpigmentações cutâneas: a colaboração do cliente é fundamental! E isto leva-nos à fase 3: acompanhamento por tratamento domiciliário.

Esta fase é tão importante quanto todas as outras. O cliente ao longo do tratamento necessita de colaborar, seguindo as indicações dadas pela especialista. A aplicação dos produtos indicados e da forma indicada é muito importante em todo o processo de tratamento e pós-tratamento. Temos de perceber que diariamente a ou as manchas se encontram a ser estimuladas para intensificarem. Seja pelo sol, pela medicação, pelas hormonas ou por outras mil coisas que trabalham contra a despigmentação. Como é que conseguimos combater isso? Todos os dias seguimos as recomendações dadas pelo profissional. E se pensarmos que no máximo corresponde a uma rotina de 5-10 minutos ao longo do nosso dia não é assim tão complicado, certo?

 

Se pretende livrar-se das sua manchas recorra a profissionais certificados em despigmentação cutânea e clínicas de excelência. Só assim terá a certeza de que o seu problema será solucionado. Não corra riscos!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Subsídio de educação especial

June 17, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

April 30, 2019

Please reload

Search By Tags