top of page

Qual o grau da sua celulite?


A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que fazem com que elas formem adipócitos (células de gordura). Mais de 90% das pessoas têm presente no seu corpo estas células de gordura, logo têm celulite. Esta é a realidade.

Faz parte destes mais de 90% da população? Não se preocupe, seja bem-vind@ ao mundo dos comuns mortais.

Agora a sério, a maioria de nós tem celulite e sempre terá. O que diferencia é o tipo de celulite e o grau de celulite presente. São estes dois fatores fundamentais que vão permitir que viva bem com a sua celulite ou que pretenda corrigir esteticamente esta questão.

Vamos perceber um pouco mais sobre a celulite?


A celulite pode ser classificada quanto à sua evolução e quanto ao seu aspeto.


Quanto à sua evolução, ela é classificada em graus:

Grau I: não visível e não palpável. Apenas alterações histopatológicas iniciais.

Grau II: não visível e palpável pelo pinçamento digital, onde se observa o aspeto da pele em casca de laranja. Pele pálida, fria e com elasticidade diminuída.

Grau III: visível e palpável.

Grau IV: adipócitos maiores, visíveis, mais palpáveis, aderidos a planos profundos e muito dolorosos quando submetidos a pressão.


Também pode ser classificada quanto à consistência da pele:


Compacta: adipócitos duros, normalmente apresentam tónus muscular.

Flácida: sedentários e/ou que perderam muito peso, levando à flacidez.

Edematosa: mulheres que tomam anticoncepcionais e com tendência a reter líquidos.


Ok, já percebi. Mas, e agora como posso corrigir?

São várias as atitudes que pode tomar para começar já hoje a corrigir a sua celulite.


A) Alimentação

Em primeiro lugar, deverá ter em atenção a sua alimentação. São vários os alimentos que podem contribuir para o aparecimento da celulite, por isso, uma alimentação cuidada e correta é ponto inicial para eliminar a sua celulite. Por isso, procure um bom nutricionista para o acompanhar nesse processo.


B) Exercício físico

Fazer exercício físico é excelente para auxiliar na eliminação da celulite. Existem vários tipos de exercício físico e poderá escolher o que melhor se adequa ao seu caso. Atualmente, poderá recorrer a vídeo-aulas, disponíveis na internet, ou melhor ainda (e o que recomendamos), recorra ao serviço de um personal trainer para uma abordagem mais segura e precisa.


C) Massagens redutoras/anticelulíticas e/ou drenagem linfática

Para potenciar o seu processo, recorra a um profissional habilitado para o ajudar a suavizar o processo.

A drenagem linfática manual é excelente para quem tem retenção de líquidos. Portanto, se a sua celulite é edematosa, é essencial promover a correta drenagem para obtenção de resultados.

Já a massagem redutora/anticelulitica vai auxiliar na modulação corporal (para ficar com aquelas curvinhas magníficas) e promove diretamente a diminuição do adipócito.

Há casos em que é aconselhável intercalar as massagens, mas isso será indicado pelo seu profissional.


D) Procedimentos estéticos

E se a ideia é ir com toda a força, para mandar a desgraçada embora, porque não recorrer a procedimentos estéticos? São vários os procedimentos existentes no mercado. Desde radiofrequência, mesoterapia injetável ou transdérmica, tratamentos com cocktails cosmecêuticos, entre outros… Sem dúvida que darão um boost aí no vosso processo.


Mas, o principal será sempre um correto diagnóstico. Se o diagnóstico não for bem feito, estará a realizar um tratamento que não vai ter efeito como desejado. Vamos relembrar que existem diversos tipos de celulite e o que resultou com a sua amiga, poderá não resultar consigo. Até porque, você é única!

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page