• Cristiana Costa - Nutricionista CC Clínica

Alimentação – importante durante todo o ciclo de vida

A alimentação é um fator decisivo de saúde e bem-estar, visto que quando correta e adequada, fornece ao organismo todos os nutrientes essenciais para o seu crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Em contrapartida, quando esta é incorreta existe um comprometimento na nossa saúde e, consequentemente, aparecimento de diversas doenças. Portanto, é importante que desde cedo, seja implementado bons hábitos alimentares e que estes se mantenham ao longo da vida.


O significado do provérbio “de pequenino é que se torce o pepino”, no caso da alimentação, é bastante importante. Sabemos que os primeiros anos de vida são fundamentais para se criar bons hábitos alimentares, uma vez que as crianças se encontram numa fase de novas experiências e ensinamentos. Está cientificamente comprovado que é durante esta fase, até aos 10-12 anos de idade, que a implementação de estratégias de incentivo à prática de uma alimentação saudável é mais eficaz.

Durante a adolescência, uma fase da vida caracterizada por alterações em diversos níveis, como físico, mental e social, observa-se a adoção de comportamentos alimentares inadequados, reflexo dessas alterações.


Por último, para além da importância dos bons hábitos alimentares na sua própria saúde, os pais e familiares próximos são bastantes importantes na transmissão de comportamentos alimentares corretos às crianças/adolescentes, uma vez que a postura que estas irão ter sobre a alimentação será o reflexo da forma como os seus pais e familiares se colocam perante este tema. Por exemplo, se a mãe ou o pai não come sopa, não tem legumes no prato e não come fruta, como é que pretendem que o seu filho o faça?!


Na prática, é bastante importante que a seleção dos alimentos seja correta e que a preparação destes seja cuidada, de forma a não tornar aquele alimento saudável num alimento pouco saudável (por exemplo: bife de frango ou posta de salmão frito). Mas, a forma como as refeições são oferecidas também é bastante crucial e muitas vezes esquecida. Por exemplo, como pretende que uma criança comece a comer legumes cozidos a vapor, que sejamos sinceros - pouco sabor tem, quando nunca experimentou aquele legume?! Obviamente que os irá recusar. Experimente oferecer inicialmente legumes salteados, incluir hortícolas nas preparações culinárias mais apreciadas por eles. Desta forma estará a incentivar ao consumo de hortícolas e, posteriormente e lentamente fará a transição para saladas e legumes cozidos a vapor.


Tem dúvidas? Sente-se sozinho e sem motivação para mudar os seus hábitos alimentares? Não tem ideias para incentivar os seus filhos a adotar uma alimentação saudável?


Então informo-o que um acompanhamento nutricional individualizado é sem dúvida um aliado imprescindível. A consulta de Nutrição não é só para as pessoas que pretendem emagrecer ou otimizar a sua composição corporal, quando iniciam o ginásio ou praticam desporto. Numa consulta de Nutrição encontra um apoio técnico especializado, com informações e orientações adequadas a cada caso.


Lembre-se, para construir saúde é essencial que aprenda e saiba comer!


2020  C C Clínica - Oliveira de Azeméis, Portugal

www.ccclinica.com

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
i006571.png

HORÁRIO DE ABERTURA

Segunda a Sexta: 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 20:00.

Sábados: mediante marcação

Dom: Fechado

 



Telefone: 256 107 915

Rua Santo António, Edf. S. Pedro 1011 

3720-091 Oliveira de Azeméis