• Sílvia Ferreira - Fisioterapeuta

O papel da Fisioterapia na promoção da atividade física


O Fisioterapeuta apresenta um papel fundamental na promoção da atividade física, não só em indivíduos com patologia (cardiovascular, diabetes, respiratória, oncológica, reumatológica, etc.) mas também em indivíduos sem patologia. Após uma avaliação cuidada, o Fisioterapeuta poderá determinar as competências motoras a adquirir ou melhorar de forma a capacitar cada indivíduo a superar-se.

Para além disso, a intervenção individualizada permite responder às necessidades específicas de cada um.

A educação é também um componente fundamental do treino, promovendo a mudança de comportamentos e hábitos.

O exercício físico promove a sua saúde através da melhoria da performance física e intelectual, aumento da qualidade do sono, manutenção do peso adequado, gestão de stress, redução da fadiga, aumento da força e flexibilidade, melhoria da memória e funções cognitivas, reforço do sistema imunitário, promovendo a longevidade.

Quando devidamente realizado, o exercício físico reduz a probabilidade de desenvolver:

  • Diabetes Tipo II em 40%;

  • Patologia Cardiovascular em 35%;

  • Quedas, Depressão e Demência em 30%;

  • Dor Articular e na Coluna Vertebral em 25%;

  • Cancro do Cólon e da Mama em 20%.

As guidelines internacionais indicam que a optimização dos resultados depende da realização de:

  • 75 min de atividade intensa ou 150 min de atividade moderada semanal (ou uma combinação de ambas), como o treino intervalado de alta intensidade (supervisionado por um profissional de saúde devidamente credenciado);

  • 2 vezes por semana de treino de força (supervisionado por um profissional de saúde devidamente credenciado);

  • 2 vezes por semana de treino de equilíbrio, como o Pilates Clínico (supervisionado por um profissional de saúde devidamente credenciado), Tai Chi, Chi Kung, dança, entre outros.

Para além disso, é fundamental reduzir os períodos mantidos na posição de sentado a ver televisão ou a trabalhar no computador, fazendo pausas associadas a movimento a cada 30 minutos.

Inicie a sua atividade física progressivamente (por exemplo, 10 minutos várias vezes ao dia), aconselhando-se junto do seu profissional de saúde (devidamente credenciado).

A Fisioterapeuta da CC Clínica poderá acompanhá-lo neste processo. Após uma rigorosa avaliação, delinear-se-à um plano de treino adequado às suas necessidades e objetivos, o que lhe permitirá melhorar a sua performance a todos os níveis.

#fisioterapia #TreinoFuncional #treino #exercíciofísico #ExercícioAdaptado #Treinointensivo #Tratamento #Saúde #AtividadeFísica #CCClínica #ccclinica #oliveiradeazeméis #OAZ #aveiro

41 visualizações

2020  C C Clínica - Oliveira de Azeméis, Portugal

www.ccclinica.com

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
i006571.png

HORÁRIO DE ABERTURA

Segunda a Sexta: 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 20:00.

Sábados: mediante marcação

Dom: Fechado

 



Telefone: 256 107 915

Rua Santo António, Edf. S. Pedro 1011 

3720-091 Oliveira de Azeméis